Você sabe como são utilizadas as imagens de câmeras de segurança em processos judiciais ? Câmeras são frequentemente usadas como evidência em processos judiciais, pois podem fornecer informações valiosas sobre ocorrências criminosas e ajudar na resolução de conflitos. As imagens capturadas pelas câmeras podem ser utilizadas como prova para identificar suspeitos, reconstituir eventos e apoiar alegações em processos criminais e cíveis.
Definição de Evidência Eletrônica
A forma como nos relacionamos não é mais compreendida sem intervenção tecnológica. As mídias digitais evoluem cada dia mais e inundam nosso dia a dia.
Diante desse uso massivo de instrumentos eletrônicos, o campo jurídico usufrui dessas questões que redesenham o setor, e enfrenta novos conflitos devido ao aumento de novos meios de prova, como a eletrônica.
-
O que se entende por evidência eletrônica?
Definimos como prova eletrônica toda a informação com valor probatório que se encontre num meio eletrônico ou seja transmitida por esse meio.
Por esta razão, duas formas básicas de evidência eletrônica podem ser distinguidas:
- Dados armazenados em sistemas ou dispositivos de computador.
- Informação transmitida eletronicamente através de redes de comunicação
Quais são as fases da identificação e uso de provas eletrônicas?
Em qualquer ordem jurisdicional, a identificação e uso da prova eletrônica passa pelas fases a seguir:
Obtenção das informações
As partes devem acessar as informações de forma lícita, sem violar direitos fundamentais.
Incorporação de dados ao processo
Para que os dados sejam incorporados ao processo, eles devem atender a alguns requisitos: relevância, necessidade, legalidade e admissibilidade processual.
Avaliação dos dados incorporados
Por fim, e se cumprirem os requisitos acima referidos de obtenção e incorporação, as provas eletrônicas serão apreciadas pelo juiz ou tribunal.
- Fases do teste eletrônico
Obtenção da prova.
- Legalidade.
Incorporação ao processo.
- Relevância e necessidade.
- Legalidade.
- Cumprimento dos requisitos processuais (admissibilidade processual).
Avaliação do teste.
- Desafio.
- Autenticidade.
- Completude ou precisão.
Como é avaliado o teste eletrônico?
Avaliar um teste significa dar-lhe a credibilidade que merece conforme o sistema estabelecido por lei.
Podemos distinguir dois sistemas de avaliação:
Sistema de prova legal ou avaliada: a lei estabelece antecipadamente o grau de eficácia que o juiz deve atribuir a um determinado meio de prova. Por exemplo, documentos com a intervenção de um notário.
Sistema de teste gratuito: o juiz estudará o teste de acordo com sua avaliação gratuita, embora seguindo as regras de critérios racionais. Este é o sistema estabelecido para provas eletrônicas.
-
Quando as gravações são válidas em um julgamento?
No que diz respeito às gravações de voz como meio de prova, os tribunais não só as aceitam exclusivamente se a parte que as fornece estiver ativamente na conversa, como não deve haver qualquer tipo de provocação, engano ou coação e dependendo se se trata de um local público ou privado, será necessário o consentimento do proprietário.
A violação da Lei de Proteção de Dados costuma ser alegada para dinamizar a contribuição das gravações, no entanto, a própria Lei dispensa o consentimento se o conteúdo apresentar dados que satisfaçam um interesse legítimo. Em numerosas ocasiões é uma necessidade ao proceder a este meio. Caso contrário, teria sido impossível provar os fatos.
Então, fique sempre atento. Se precisar, pode usufruir das provas eletrônicas.
Gostou do tema Você sabe como são utilizadas as imagens de câmeras de segurança em processos judiciais ? Deixei seu comentário.
Conte sempre com uma de nossas equipes espalhadas por todo o Brasil:
Share this content:
1 comentário até agora