Câmeras em quais lugares a lei permite instalar? é uma prática cada vez mais comum, mas é importante levar em consideração as leis que regulamentam essa atividade. Em geral, a lei permite a instalação de câmeras de segurança em ambientes públicos e privados, desde que respeitem a privacidade das pessoas
O respeito pela vida privada é a chave para os sistemas de câmera de segurança
Os regulamentos sobre a instalação de câmeras de segurança baseiam-se no princípio básico da própria proteção de dados pessoais. Este regulamento encontra-se enquadrado num regulamento específico, diferente do que rege os sistemas de câmera de segurança em locais públicos. O descumprimento das normas, ou seja, a gravação de imagens sem consentimento, pode ser denunciado e, portanto, sancionado.
Você tem alguém que trabalha na sua casa? Se você tem ou planeja instalar dispositivos de alarme, como detector de fumaça ou circuito fechado de televisão com uma câmera interna inteligente em sua casa, informe a essas pessoas sobre o sistema de alarme de vídeo inteligente.
Como conciliar a instalação de uma câmera de vigilância privada e o direito à privacidade?
No Brasil, a proteção da imagem e o direito à honra e à privacidade são direitos fundamentais, conforme previsto no artigo 18 da Constituição brasileira. Esses direitos são inerentes e inalienáveis a cada indivíduo. Ou seja, não podem ser renunciados ou transferidos a terceiros.
Antes de instalar uma câmera de segurança, certifique-se de não estar infringindo as regras ou violando os direitos de outras pessoas.
No caso da instalação de câmeras de vídeo para controlar o que acontece dentro de nossa casa, essa ação se enquadra na esfera pessoal e doméstica, portanto, não é necessário tomar qualquer tipo de medida de proteção de dados.
A questão é diferente quando as câmeras são colocadas do lado de fora e capturam a imagem de outras pessoas. A lei protege as pessoas que têm que passar pelo ângulo de visão das câmeras de vigilância privadas: pedestres, empresários, parentes, vizinhos, profissionais, etc.
As câmeras de vigilância instaladas em espaços privados devem limitar-se ao registro desses espaços. Ou seja, não podem fazer o registro de vias públicas, casas de bairro, etc., sob pena de sanções.
O que devemos saber antes de instalar uma câmera de vigilância externa?
Antes de instalar a câmera, devemos deixar claro que nosso direito à segurança pode colidir frontalmente com o direito à privacidade e à segurança dos outros.
Estas seriam algumas das perguntas mais frequentes:
- É legal instalar uma câmera que registre vias públicas ou casas do bairro?
É ilegal, pois as imagens só podem ser capturadas dentro da casa pessoal, e não em espaços públicos ou privados de terceiros.
2. É legal instalar câmeras de vigilância por vídeo em uma comunidade de proprietários?
A aprovação de 3/5 de todos os proprietários é necessária. Caso já existisse um serviço de segurança e o equipamento de gravação fosse utilizado como backup, bastaria aprovar a proposta por maioria simples.
3. Alguém do bairro pode colocar câmeras de segurança em elementos comuns no local?
Ele só poderia fazê-lo se sua proposta fosse aprovada por unanimidade pelos demais proprietários.
4. É legal monitorar o pessoal do serviço doméstico através de câmeras de segurança dentro de casa?
Sim, desde que os trabalhadores sejam informados de que estão a ser registados e respeitando sempre o disposto no Regulamento do Trabalho.
Então, fique sempre atento. Se precisar, pode usufruir das provas eletrônicas.
Gostou do tema Câmeras em quais lugares a lei permite instalar? Deixe seu comentários.
Conte sempre com uma de nossas equipes espalhadas por todo o Brasil:
Share this content:
2 Comentários