Bem-vindo

Vamos te dar as melhores dicas e te manter atualizado de tudo que há de novo no mercado de Segurança Eletrônica no Brasil e no mundo.

Concertinas: Saiba o que é e sua importância

Concertinas: Saiba o que é e sua importância

concertinas
5
(2)

Concertinas são dispositivos de segurança físicos que consistem em arame recozido enrolado em espiral. Eles são frequentemente usados para proteger propriedades, instalações e perímetros de acesso restrito. Quando estendido e instalado, formam uma barreira de arame que é difícil de ser ultrapassada. As concertinas podem ser usadas como um complemento a outros sistemas de segurança, como câmeras de vigilância ou sistemas de alarme, para aumentar a proteção.

São fabricadas em grandes rolos ou bobinas que podem se expandir ou contrair como uma sanfona, dependendo do uso pretendido. É usado para fazer obstáculos, em áreas de segurança, etc.

O objetivo das concertinas é persuadir a invasão de uma área, por meio de uma série de lâminas e arestas que podem prender e causar lesões moderadas a graves a quem tentar atravessá-la. Seu primeiro uso foi durante a Primeira Guerra Mundial, onde os mesmos soldados fizeram sanfonadas à mão para proteger suas defesas do inimigo.

As cercas eram um duplo obstáculo feito de arame preso ao solo e arames horizontais presos a estacas. À distância, eles se pareciam com qualquer outra cerca ou cerca para uso agrícola, mas têm uma densidade e resultados muito mais letais.

Tipos de sanfona:

  • Concertinas para uso militar
  • Outro tipo de sanfona para segurança de perímetro
  • Concertina simples ou helicoidal
  • Agrafado ou concertina dupla

Concertinas, a evolução do arame farpado

São uma série de lâminas especialmente adaptadas para penetração e enganchamento que normalmente se encontram dispostas em rolos, em forma de bobina, e que têm a capacidade de se expandir de forma semelhante à de uma sanfona.

Esta barricada de proteção é geralmente colocada no topo de uma segurança e as mais comuns que podemos encontrar no mercado são geralmente de três tipos:

Concertinas simples

Não têm grampos, mantendo um arranjo em espiral. É o sistema de concertina mais simples do mercado. Oferece um nível de proteção aceitável para o estabelecimento. Por outro lado, são os mais comuns que podemos encontrar em estabelecimentos que não necessitam de um nível de proteção extremamente elevado. As principais razões para a instalação de uma sanfona de segurança simples são o seu baixo custo e o seu efeito dissuasor.

Concertinas cruzadas

Têm grampos localizados em 3 pontos em cada seção redonda da sanfona de segurança. Além desses grampos, ter uma densidade maior melhora significativamente o nível de proteção oferecido pela sanfona simples.
Quando necessitamos de um alto nível de proteção, esta sanfona será nossa melhor escolha, seu custo não é excessivamente alto, mas seus benefícios excedem em muito a simples sanfona de segurança. Em termos de custo-benefício, este tipo de sanfona é o mais adequado para a proteção da casa.

Arpão concertina

A principal característica do arpão concertina é que possui 4 lâminas distribuídas em cada circunferência. Esta sanfona é uma melhoria da sanfona cruzada ao adicionar essas 4 lâminas. Claramente, oferece o mais alto nível de proteção. Sendo esta sanfona a mais cara é normalmente instalada em locais onde a segurança é de vital importância.

Tentar atravessar este tipo de sanfona pode causar ferimentos consideráveis, chegando ao extremo de ser fatal se alguma das lâminas colidir com uma artéria principal do corpo.

Gostou do assunto? Tem alguma dúvida? Então deixe o seu questionamento nos comentários!

Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

https://supersegbrasil.com.br/nossas-lojas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share this content:

Deixe uma resposta