Com as medidas de quarentena e o fechamento de escolas, as crianças estão passando mais tempo em casa. Embora isso possa ser uma oportunidade para aumentar o tempo de convívio familiar, também pode representar desafios quanto à segurança das crianças em casa. É importante tomar medidas para garantir a segurança das crianças, como manter os medicamentos fora do alcance, bloquear sites inapropriados na internet, e monitorar as atividades online das crianças.
Devido as medidas de isolamento em decorrência da pandemia do Corona vírus, as crianças passam muito mais tempo do que o habitual em casa. Assim, as chances de um acidente doméstico aumentam exponencialmente.
Muitas pesquisas indicam que os 5 acidentes domésticos mais frequentes são:
– Quedas de altura e pancadas
– Cortar feridas e sangrar
– Queimaduras
– Envenenamentos
– Asfixia
Como evitar acidentes?
Uma boa maneira de evitar possíveis emergências que podem ocorrer dentro de casa é identificar elementos-chave fontes de riscos como: gás, eletricidade, fogo e água.
Além disso, as seguintes precauções podem ser tomadas:
- Tenha muito cuidado ao cozinhar. Controle quem circula perto do fogo no processo, evite deixar panelas com o cabo/alça ao alcance das crianças;
- Priorize cozinhar nas bocas da parte de trás do fogão;
- Evite fazer instalações elétricas se você não tiver a experiência;
- Coloque tampas de plástico nas tomadas para evitar a inserção de qualquer objeto de metal e até os dedos nos plugues;
- Deixe os medicamentos fora do alcance das crianças;
- Nunca deixe uma banheira, balde ou outro recipiente cheio com qualquer quantidade de água sem supervisão;
- Controle o uso de bicicletas, patins, skates, dentro de casa.
Para evitar menos quedas, as dicas são as seguintes:
- Manter o chão livre de obstáculos. Sabemos que não é fácil, mas tente manter o chão livre de brinquedos, livros e pequenos objetos com os quais é muito fácil escorregar ou cair;
- Superfícies secas e limpas. A cozinha ocupou um lugar importante nos dias de confinamento. Durante essas tarefas, tente limpar sempre que derramar algo ou o chão ficar sujo;
- Móveis longe das janelas. Cadeiras, mesas ou caixas são possíveis escadas para as crianças espiarem perigosamente pelas janelas e terraços.
- Tela de proteção. Se você mora em um apartamento, lembre-se de que a malha de segurança expira e deve ser renovada a cada dois anos, dependendo da orientação da casa. Nunca é demais verificar isso.
Também é indicado o uso de câmeras de segurança. Assim pode ficar de olho na criança enquanto realiza alguma atividade.
No final o velho ditado que diz “que a prevenção é o melhor remédio” é o grande ensinamento, contudo atenção redobrada ajuda ainda mais.
Gostou do assunto? Crianças em casa na quarentena? Então deixe o seu questionamento nos comentários!
Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.
https://www.supersegbrasil.com.br/nossas-lojas
Share this content:
1 comentário até agora