Bem-vindo

Vamos te dar as melhores dicas e te manter atualizado de tudo que há de novo no mercado de Segurança Eletrônica no Brasil e no mundo.

É legal colocar câmeras de segurança nos banheiros?

É legal colocar câmeras de segurança nos banheiros?

cameras de segurança em banheiros
4.2
(5)

As pessoas têm o poder de colocar câmeras de segurança nos banheiros, seja em suas residências ou em seus locais de trabalhos, desde que sejam utilizadas exclusivamente para filmar atividades relacionadas às funções dos trabalhadores.

Quando se trata de câmeras de segurança, pode ser difícil saber exatamente o que é legal e o que não é. Por um lado, uma câmera de segurança é uma ferramenta popular para usar contra o crime, mas muitas pessoas questionam não apenas a legalidade de seu uso, mas também se é moralmente correto usá-las.

  • Instalação de câmeras de segurança: o que não pode em locais públicos?

Instalar câmeras de segurança é uma medida que muitas empresas adotam para poder controlar quem entra e sai do local, além de afugentar possíveis bandidos que queiram roubar ou cometer algum crime dentro do estabelecimento.

Na maioria das leis do mundo, a privacidade é um espaço sagrado que deve ser respeitado. Esse respeito deve ser assegurado quando estamos em locais onde nossa privacidade é comprometida, como banheiros, sejam eles públicos ou privados.

  • O que diz a Lei?

Por isso, a lei afirma que a instalação de câmeras de segurança não é permitida em banheiros e outros locais privados onde as pessoas devem ter um certo grau de privacidade. Mas o que aconteceria se descobríssemos uma câmera espiã em um banheiro?

Não se trata de um simples caso hipotético, pois não raro tem havido casos em que se encontram dispositivos de espionagem instalados em banheiros, tanto privados como públicos. Portanto, é importante que analisemos a natureza jurídica ou não das câmeras espiãs em banheiros, e as consequências que isso tem para quem as instalou.

  • Estamos dentro da legalidade ao instalar uma câmera de segurança no banheiro?

Já existiu casos em que diretores e representantes de escolas instalaram uma câmera espiã em um banheiro, com o objetivo de controlar os alunos e evitar que fumem nesses espaços, ou mesmo protegê-los de serem vítimas de bullying.

No entanto, houve outros casos em que os trabalhadores localizaram dispositivos de espionagem escondidos no dispensador de papel higiênico, cuja gravação apontava diretamente para os banheiros, de modo que a intenção parecia ser apenas registrar a imagem da mulher em sua privacidade.

  • Conclusões

Embora o primeiro caso pareça carregado de boas intenções e o segundo de más intenções, ambos os casos envolvem um crime punível por lei. Portanto, não é legal instalar qualquer tipo de câmera espiã nos banheiros.

Logo, as câmeras privativas para vigilância podem ser colocadas em olho mágico, dentro ou fora de carros, corredores, garagens, áreas comuns de comunidades de bairro ou residências unifamiliares geminadas, janelas, calçadas públicas, recuos, portais, com orientação interna ou externa, etc.

Conte sempre com uma de nossas equipes espalhadas por todo o Brasil:

https://supersegbrasil.com.br/nossas-lojas

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share this content:

2 Comentários

Elisabete Galisteu Publicado em23:44 - 4 de abril de 2023

Vou ter bebê e preciso colocar câmeras na casa e inclusive no banheiro para dar banho no bebe, tem outros banheiros para uso da baba.
Posso colocar câmera onde vai dar banho no bebe?

    SuperSeg Brasil Publicado em15:04 - 5 de abril de 2023

    É compreensível que como pai/mãe, você esteja preocupada com a segurança do seu bebê e deseje monitorar sua segurança em todos os momentos, incluindo durante o banho. Registra-se que as imagens devem ser protegidas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a sua divulgação sem o consentimento do titular viola o direito a intimidade, privacidade e imagem, sendo passível de indenização.
    Nossa recomendação para nossos leitores é buscar validação sempre deum profissional seja advogado ou contador.

Deixe uma resposta