As pessoas têm o poder de colocar câmeras de segurança nos banheiros, seja em suas residências ou em seus locais de trabalhos, desde que sejam utilizadas exclusivamente para filmar atividades relacionadas às funções dos trabalhadores.
Quando se trata de câmeras de segurança, pode ser difícil saber exatamente o que é legal e o que não é. Por um lado, uma câmera de segurança é uma ferramenta popular para usar contra o crime, mas muitas pessoas questionam não apenas a legalidade de seu uso, mas também se é moralmente correto usá-las.
-
Instalação de câmeras de segurança: o que não pode em locais públicos?
Instalar câmeras de segurança é uma medida que muitas empresas adotam para poder controlar quem entra e sai do local, além de afugentar possíveis bandidos que queiram roubar ou cometer algum crime dentro do estabelecimento.
Na maioria das leis do mundo, a privacidade é um espaço sagrado que deve ser respeitado. Esse respeito deve ser assegurado quando estamos em locais onde nossa privacidade é comprometida, como banheiros, sejam eles públicos ou privados.
-
O que diz a Lei?
Por isso, a lei afirma que a instalação de câmeras de segurança não é permitida em banheiros e outros locais privados onde as pessoas devem ter um certo grau de privacidade. Mas o que aconteceria se descobríssemos uma câmera espiã em um banheiro?
Não se trata de um simples caso hipotético, pois não raro tem havido casos em que se encontram dispositivos de espionagem instalados em banheiros, tanto privados como públicos. Portanto, é importante que analisemos a natureza jurídica ou não das câmeras espiãs em banheiros, e as consequências que isso tem para quem as instalou.
-
Estamos dentro da legalidade ao instalar uma câmera de segurança no banheiro?
Já existiu casos em que diretores e representantes de escolas instalaram uma câmera espiã em um banheiro, com o objetivo de controlar os alunos e evitar que fumem nesses espaços, ou mesmo protegê-los de serem vítimas de bullying.
No entanto, houve outros casos em que os trabalhadores localizaram dispositivos de espionagem escondidos no dispensador de papel higiênico, cuja gravação apontava diretamente para os banheiros, de modo que a intenção parecia ser apenas registrar a imagem da mulher em sua privacidade.
-
Conclusões
Embora o primeiro caso pareça carregado de boas intenções e o segundo de más intenções, ambos os casos envolvem um crime punível por lei. Portanto, não é legal instalar qualquer tipo de câmera espiã nos banheiros.
Logo, as câmeras privativas para vigilância podem ser colocadas em olho mágico, dentro ou fora de carros, corredores, garagens, áreas comuns de comunidades de bairro ou residências unifamiliares geminadas, janelas, calçadas públicas, recuos, portais, com orientação interna ou externa, etc.
Conte sempre com uma de nossas equipes espalhadas por todo o Brasil:
Share this content:
2 Comentários