A inteligência artificial é uma tecnologia em constante evolução que está transformando muitos setores, incluindo a segurança eletrônica. A IA permite que os sistemas de segurança sejam mais inteligentes e reajam de maneira mais rápida e eficaz em situações de emergência. Além disso, a IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões que possam indicar ameaças potenciais, tornando a segurança ainda mais eficiente.
De fato, esse número se reflete nos avanços mais recentes do setor, como a evolução do ecossistema de dispositivos e a implementação de sistemas baseados na Internet das Coisas (IoT), que podem ser gerenciados e administrados a partir de um telefone celular ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel com conexão à Internet.
Uso da IA
Em particular, existem três áreas em que o uso de métodos baseados em algoritmos de inteligência artificial pode ajudar a fortalecer o gerenciamento de segurança de TI.
Detecção de situações anomalias potencialmente perigosas;
Apoio à decisão;
Agentes inteligentes.
Portanto, a incorporação de novas ferramentas ao sistema de segurança, aliada à integração de tecnologias como inteligência artificial e analytics, permitem a automação residencial inteligente e, ainda, a interação entre dispositivos conectados a uma rede elétrica.
Hoje existem no mercado sistemas de segurança capazes de notificar o usuário em seu celular e em tempo real sobre situações de vulnerabilidade detectadas em casa.
As pessoas podem criar e gerenciar regras personalizadas adaptadas às suas necessidades e optar por ser alertadas sobre problemas. Por exemplo, Campainha, uma campainha com câmera integrada, gravação ao vivo e conectividade Wi-Fi.
Isso é configurado para o sistema de segurança, que permite ao usuário atender e ver de seu celular a pessoa que tocou a campainha de sua casa. Além disso, se houver uma porta mal fechada, você receberá uma notificação em tempo real avisando.
As aplicações da IA na segurança cibernética incluem:
-Detecção de intrusão: a IA pode detectar ataques de rede, infecções por malware e outras ameaças cibernéticas.
-Análise cibernética: a inteligência artificial também é usada para analisar big data e detectar padrões e anomalias na segurança cibernética de uma organização.
-Desenvolvimento de software seguro: a IA pode ajudar a criar software mais seguro, fornecendo aos desenvolvedores feedback em tempo real sobre se o código está fechado ou não.
Análise preditiva
Você pode prever ameaças futuras usando análise preditiva, como quais contas de funcionários têm maior probabilidade de serem comprometidas ou quais tipos de ataques ocorrerão em um dia específico. Esse tipo de análise ajuda as organizações a identificar brechas de segurança e fechá-las antes que ocorram danos reais.
Detecção de anomalias
Os sistemas de IA também podem detectar anomalias no tráfego de rede ou outros fluxos de dados, analisando padrões para encontrar semelhanças ou diferenças entre o que é esperado e o que está ocorrendo. Esse tipo de monitoramento pode ajudar a detectar comportamentos anômalos antes que se tornem atividades maliciosas, como tentar acessar informações confidenciais que não deveriam.
Gostou do tema Inteligência artificial na segurança eletrônica? Deixe seu comentário!
Conheça mais das nossas lojas em:
Share this content:
Deixe uma resposta