Um cadeado eletrônico é um tipo de fechadura que utiliza tecnologia eletrônica para garantir a segurança de sua casa ou escritório. Eles podem ser abertos com uma chave eletrônica, um código de acesso ou mesmo com um smartphone através de uma aplicação. Estes cadeados oferecem uma maior segurança do que as fechaduras convencionais, pois são mais difíceis de serem violados ou destrancados.
O sistema de trava inteligente tem estado cada vez mais presente no dia-a-dia. Feito a partir de sensores de presença e biometria, pode ser utilizado, também, por aplicativos. Uma trava inteligente possibilita que você abra suas chaves e aproveite a segurança e conveniência, gerenciando o sistema de onde quer que esteja. Vamos conhecer mais sobre o cadeado eletrônico?
Cadeado eletrônico: para que serve?
O cadeado eletrônico pode ser aplicado para praticamente todos os tipos de equipamentos como tablets, smartphones, máquinas de cartão e smartwatch.
É um cadeado que não tem chave, mas sim um leitor digital. Ele é ótimo, pois você não corre o risco de esquecer a chave e pode ser armazenado em qualquer armário ou outro ambiente bem protegido.
A principal diferença de um cadeado normal para um cadeado eletrônico é que ele não necessita de chave. O cadeado eletrônico possui um leitor biométrico e alguns modelos contam com acesso via aplicativo.
Os cadeados eletrônicos também estão presentes em lojas virtuais. São sistemas que trazem mais segurança de maneira prática e descomplicada.
Histórico dos cadeados
É interessante observar toda a evolução dos cadeados de segurança. Vamos trazer alguns marcos históricos sobre os cadeados.
- ~ 4000 aC: neste período foram feitos os primeiros bloqueios, que eram de madeira e foram desenvolvidos no Egito antigo.
- 1778: Robert Barron desenvolve a fechadura de dupla ação.
- 1784: Joseph Bramah , um prolífico inventor inglês, patenteia a fechadura de alta segurança Bramah, oferecendo uma recompensa de 200 guinéus a quem conseguir quebrá-la. Segundo a empresa Bramah, suas ideias eram “50 anos à frente de qualquer bloqueio da Chubb e 70 anos à frente de Yale”.
- 1818: Jeremiah Chubb desenvolve a trava do detector, que atola quando alguém tenta abri-la, tornando óbvio que houve interferência. Seu irmão Charles funda a empresa de fechaduras Chubb, que ainda existe hoje.
- 1846: Edwin Cottrill faz sua “prova de energia” e “imperceptível” Climate Detector Lock , usando uma variação do design Bramah.
- 1857: James Sargent inventa bloqueios de combinação (a combinação numérica pode ser alterada apenas com uma chave especial) e o tempo de banco seguro (que pode ser aberto apenas em determinados horários).
- 1860: Linus Yale desenvolve a conveniente trava Yale, descrita acima.
- 1924: Harry Soref , fundador da empresa de fechaduras Master, desenvolve o cadeado moderno e seguro.
Podemos ver o quanto os cadeados evoluíram, não é mesmo? E você, já conhecia os cadeados eletrônicos? Realmente são bem seguros e práticos.
Gostou do assunto? Acompanhe todas as novidades em equipamentos e soluções de segurança em nosso blog. Se tiver dúvidas, deixe o seu questionamento nos comentários!
Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.
Share this content:
2 Comentários