Nos dias de hoje, a proteção de dados de uma empresa é uma das preocupações mais relevantes para qualquer organização. Com o crescente uso de tecnologias e sistemas eletrônicos, torna-se cada vez mais importante garantir a segurança dessas informações contra ameaças cibernéticas e vazamentos de dados. A segurança eletrônica é um conjunto de medidas e tecnologias que visam proteger os dados de uma empresa, permitindo que ela opere de forma segura e eficiente.
De fato, a Lei de Proteção de Dados surge como uma necessidade de proteger toda aquela informação que está a ser utilizada atualmente, e visa salvaguardar a confidencialidade das pessoas e dos seus dados.
Se pretende salvar dados pessoais, e-mails e outro tipo de informação, pode tomar várias medidas para aumentar os níveis de segurança. A seguir, serão descritas dicas para proteger a confidencialidade das informações, que podem ser utilizados tanto na esfera pessoal quanto no trabalho.
Evite erros comuns ao enviar arquivos grandes
Este é um caso específico de colaboração que ocorre com tanta frequência que é necessário dedicar uma seção inteira a ele. É que muitas organizações compartilham arquivos grandes e críticos para o Negócio, e somente quando as transferências travam, ou ficam “impossíveis de entregar”, é que percebem que têm um problema. Ou pior ainda, os funcionários, para não atrasar a operação, utilizam métodos inseguros, geralmente gratuitos.
Este é um erro grave porque nestes casos as informações podem ser facilmente comprometidas já que normalmente trafegam sem serem criptografadas, não são utilizados protocolos seguros e a organização perde a rastreabilidade dos dados.
Além disso, se o arquivo não chega ao destino por ser muito grande, o usuário geralmente não recebe as notificações e, caso receba, deve reexecutar o processo manualmente, o que leva a uma perda significativa de tempo.
Como fortalecer a segurança da sua rede
Existem várias maneiras pelas quais uma empresa pode proteger sua rede, mas a escolha depende de vários fatores, como tamanho e recursos disponíveis.
Algumas das formas mais eficazes são:
- proceder a uma avaliação de riscos e à elaboração de um plano de cibersegurança: para garantir a segurança da rede, as empresas devem estar conscientes das suas fragilidades e, posteriormente, planear e implementar uma estratégia sólida. A estratégia deve incluir medidas de prevenção, detecção e resposta para abordar eficazmente quaisquer ameaças;
- implementar um firewall: o firewall representa o primeiro nível de defesa contra ataques cibernéticos. É um sistema que permite monitorizar e controlar o tráfego que entra e sai de uma rede, de forma a bloquear ou abrandar ataques;
- educar funcionários: é importante conscientizar o pessoal sobre os riscos associados à segurança da informação e dotá-lo das ferramentas e conhecimentos necessários para se defender. Por exemplo, é importante que todos os funcionários saibam reconhecer um e-mail suspeito ou um link perigoso ou como usar dispositivos pessoais corretamente ao trabalhar em casa;
- faça backups de dados regulares: é importante fazer backups de dados regulares, para que você possa recuperá-los em caso de ataque cibernético. Os backups devem ser feitos em mídia externa, para não serem acessados por hackers;
- utilizar software de segurança: utilizar software de segurança adequado, como antivírus.
E claro, o mais importante: contatar uma equipe profissional.
conheça mais das nossas lojas em:
https://supersegbrasil.com.br/nossas-lojas
Share this content:
Deixe uma resposta