A violência é um comportamento agressivo ou destrutivo que pode causar danos físicos, emocionais ou psicológicos a uma pessoa ou a uma comunidade. Ela pode incluir agressões físicas, abuso verbal, abuso sexual, bullying, entre outras formas de violência. A violência pode ter consequências graves para as vítimas, incluindo lesões físicas, transtornos mentais e até mesmo a morte.
É importante reconhecer os sinais de violência e procurar ajuda para combater este problema e proteger as vítimas. A prevenção da violência requer ações de toda a sociedade, incluindo educação, mudanças culturais e políticas públicas eficazes.
Essa constatação é resultado de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, apontando quais os medos dos brasileiros. No topo das respostas, o aumento da violência e insegurança ganhou com 27,2% dos votos.
Certamente esses dados mostram o quanto os brasileiros têm saído de casa com medo, e com receio de voltarem vivos, dependendo da região que moram. Dados que infelizmente apontam que a realidade atual brasileira exige que a população busque formas de se proteger onde é possível.
Violência assusta a população
Já faz alguns anos que a violência está assustando grande parte da população que teme ser alvo constante de assaltos, e do risco de serem mortos.
Dependendo da região do país, os índices preocupam mais ainda. Claro que algo deve ser feito em relação a políticas públicas, leis, mas atualmente cabe ao brasileiro buscar maneiras de se sentir mais seguro.
Na rua, os cuidados devem ser constantes. Cuidado ao usar o telefone celular enquanto caminha pelas ruas, fazer saque de dinheiro em caixas eletrônicos, entrar no carro.
Em casa, se for possível na residência usar equipamentos e ferramentas de segurança que inibem a entrada de intrusos. Todo o investimento é válido!
Há inclusive muitas pessoas buscando formas de se proteger e optando em morar em condomínios fechados que ofereçam mais segurança aos moradores da família. É uma maneira de levarem uma vida com menos preocupação de serem assaltados a todo momento.
O que fazer com a violência que atinge cidades brasileiras
Causada por diversos fatores, a violência no Brasil tem provocado medo na população. Muitos tem evitado de sair tarde da noite, consequentemente o estilo de vida mudou. Logo, a violência atinge todas as classes sociais, raças, gêneros e idades.
Pesquisas afirmam que cidades das regiões Norte e Nordeste estão no topo das cidades mais violentas do Brasil. Nem sempre sair da cidade é a saída. Quando possível mudar de bairro, pode ajudar, mas muitos assaltos ocorrem também nos centros urbanos, mostrando que nem todo lugar é seguro.
O que fazer então? Como já falamos anteriormente o cidadão brasileiro precisa criar práticas de segurança dentro e fora de sua casa. Os dados estão ai para mostrar: o Brasil ultrapassa a marca de 62 mil homicídios por ano.
Dicas gerais que podem ajudar:
- Instale equipamentos de segurança em sua casa;
- Evite andar com objetos de valor na rua;
- Evite andar sozinha em horários noturnos e locais perigosos;
- Faça seguro dos seus bens;
- Evite exposição nas redes sociais;
De fato, o medo da violência faz com que os brasileiros mudem seu estilo de vida porque precisam se adaptar a essa realidade que assusta muitos.
Gostou do assunto? Acompanhe todas novidades em equipamentos e soluções de segurança em nosso blog. Se tiver dúvidas, deixe o seu questionamento nos comentários!
Ou se deseja receber uma consultoria especializada, escreva seu nome e e-mail que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.
Share this content:
Deixe uma resposta